O policiarismo tem em Portugal várias dezenas de anos de atividade. Este é mais um espaço de memória

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Convívios- Viseu 1976

A fotografia vem publicada na secção Há horas para tudo... esta é a hora do policiário, do Mundo de Aventuras Especial, saído com a data de Outubro de 1976.
De casaco está o Hal Foster, conversando com o Henrique.Atrás do Hal Foster, de camisa aos quadrados, está o agente X-15. O El-Junhocas está de camisola aos losangos, e tem ao lado, sorrindo para a fotografia, o Investigador F.M. Ao fundo, sentado no muro, está o Big-Ben. Atrás do Investigador F.M. vêem-se a cabeleira e as costas do Jartur. Ao fundo, entre o Hal Foster e o El-Junhocas, está o M.Lima, e entre o Agente X-15 e o Hal Foster  pode-se ver o Zé.
Para a memória dos anos 70 registem-se as calças à boca de sino.

sábado, 28 de julho de 2012

XYZ Magazine nº 19

Saiu em janeiro de 1982 o número 19 do XYZ Magazine.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Enigma Policiário- Taça de Portugal

Efetuado perante um respeitável grupo de testemunhas eis o resultado da I eliminatória da Taça de Portugal em Problemas Policiários  da secção Enigma Policiário, publicado em janeiro de 1979.
Encontram-se na lista dois concorrentes, que ainda hoje se mantêm com o mesmo nome, e que hoje em dia lutam pelos lugares cimeiros: Zé e Dr. Gismondo. Provavelmente haverá outros, mas com pseudónimo diferente.
Realce ainda para o Tharuga, que é o outro pseudónimo utilizado pelo Sete de Espadas.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

ABC Policial nº 6

Oito anos depois do número 5 e sob a chancela da Editorial Panorama saiu o último volume do ABC Policial.
Tinha um problema policiário da autoria de Artur Varatojo e um excelente artigo sobre armas e munições.
A ficção esteve mais pobre do que nos volumes antecedentes.
Na contracapa trazia uma fotografia de Artur Varatojo.

sábado, 21 de julho de 2012

cabeçalhos-8

Cabeçalho da secção Há horas para tudo... esta é a hora do policiário, orientada por Sete de Espadas no Mundo de Aventuras Especial.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

XYZ Magazine nº 18

Dois anos depois do primeiro número saía o XYZ Magazine nº 18.

Neste número um excelente artigo sobre o escritor Mario Domingues, com a indicação das obras que escreveu sobre uma diversidade de pseudónimos

domingo, 15 de julho de 2012

I Convívio de Enigma Policiário- Reportagem

Este convívio já foi anteriormente referido. Fica agora a excelente reportagem do evento, escrita por Jartur e publicada no Enigma Policiário de janeiro de 1979. Porque estão relacionadas com o texto, ficam as nótulas escritas pelo Inspector Aranha.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Detective Magazine- vencedores

Foram os vencedores do I Concurso de Mistério e Aventura. O Torneio decorreu na Vida Mundial Ilustrada, mas, com o surgimento da revista Detective Magazine,  foi nesta revista que se deu continuidade à secção policiária.
Na decifração o vencedor foi Artur N. R, enquanto que na produção a vitória foi para Artur Varatojo, que se viria a tornar um grande divulgador do policiário.
Ficam aqui as fotos dos dois vencedores, com a pátina do tempo, publicadas na revista nº 2  saída em 15 de Maio de 1945.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

ABC Policial nº 5

Artur Varatojo no número 5 do ABC Policial continua a sua tarefa de divulgação de bons autores de ficção policial.
Há também um artigo sobre venenos com indicação de sintomas de envenenamento.

domingo, 8 de julho de 2012

Enigma Policiário - Resultados

Em Agosto de 1978 eram publicadas as classificações finais do I Grande Torneio de Divulgação, com os concorrentes divididos em 3 categorias, e por isso com 3 vencedores.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Convívio do Minho-1981

O XYZ nº 17 trazi duas fotografias do IV Convívio do Minho, realizado em Famalicão em 23 de Agosto de 1981.
Nesta  primeira foto estão os dois irmãos do Porto, Cló e Carjoma.

Da esquerda para a direita, no 1º plano, estão Xek-Britt, Satanás, Cló, Tio Patinhas e Fisgas. No 2º plano, Maria Ondina, Carjoma, Pal, Nick Bianco, Jomasacuma, Jartur, Marth e Detective Z.


terça-feira, 3 de julho de 2012

XYZ Magazine nº 17

Saiu com a indicação de Outubro-Novembro de 2001.
Trazia o último problema o I Campeonato Nacional de Problemas Policiários, "Antes do fim...". O problema, como todos os restantes foi publicado sem a identificação do autor, mas ao contrário de outros em que consegui identificar o autor, neste não me foi possível fazer a identificação.

domingo, 1 de julho de 2012

Prazos

Actualmente o prazo de responder aos enigmas propostos na secção Policiário do Público é sempre superior a duas semans, sendo de cerca de 3 semanas para as soluções em que é preciso apresentar justificações.
Outros tempos.... outros prazos.
Na Detective Magazine nº 2, de 15 de Maio de 1945 estava publicado o problema O caso de Estrela Jacinto, do Inspector Manardo. O prazo de resposta era, para chegada à redação, 19 de Maio. Para quem respondesse da " província" o prazo era alargado até ao dia 20.